O aumento da população, o desmatamento, as queimadas, a expansão de áreas agrícolas, e outras atitudes, resultaram na destruição de florestas naturais e contribuíram para o início do aquecimento global e redução da biodiversidade do planeta. No entanto, os problemas ambientais do mundo ainda têm solução!
Para recuperar os ecossistemas degradados, repor a vegetação em locais que foram anteriormente desmatados e, ainda, as espécies nativas que foram devastadas, o processo de reflorestamento tem se tornado uma alternativa eficiente. O processo retira o CO2 da atmosfera, fazendo um papel importante no combate do efeito estufa. Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes, sem trazer nenhum dano à natureza.
Uma das formas de adotar o reflorestamento, é eliminar o uso de matéria-prima de florestas naturais, as substituindo por este tipo de madeira. Essa adoção está sendo incentivada cada vez mais por empresas que têm comprometimento com a responsabilidade socioambiental, e hoje, este tipo de material serve, entre tantas coisas, para a fabricação de móveis e construção de casas, garantindo projetos inovadores e sustentáveis.
E, ainda relacionado às construções, uma das tecnologias que está sendo muito utilizada atualmente e que vêm mostrando um papel importante na redução de CO2 do planeta, é o uso de combustível renovável. Sabemos que além de projetos ousados, as pessoas procuram por conforto em suas casas e acabam adotando sistemas de aquecimento, e foi pensando nesta comodidade e também na manutenção da saúde do planeta, que foram criados os trocadores de calor movidos a Pellets de madeira.
Os Pellets ajudam na manutenção das florestas naturais por serem produzidos por diversos tipos de biomassa vegetal, como cascas e podas de árvores, serragem e maravalhas e até resíduos da construção civil. Quando a matéria-prima é retirada de reflorestamento, ela acaba gerando energia limpa e renovável, sem danos ao meio ambiente.
Portanto, optar por madeira de reflorestamento é sem dúvidas, assumir o selo de sustentabilidade, e é por isso que a Koala Energy produz os trocadores de calor e também os Pellets de madeira, seguindo os mais rígidos controles de qualidade e utilizando madeira reflorestada e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), que garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e o consumo consciente.