Conheça as soluções da Koala Energy para o agronegócio

O agronegócio é uma das bases mais importantes da economia brasileira, desempenhando um papel vital na produção de alimentos e matérias-primas. E, assim como em outros negócios, com o constante avanço tecnológico, o setor tem buscado soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar processos e aumentar a eficiência da produção.

Nesse contexto, os trocadores de calor movidos a pellets de madeira, surgem como uma alternativa promissora e ecologicamente correta de alavancar o setor. Ao substituir outras fontes de combustível, especialmente a lenha ou energia elétrica, o pellet se tornou um grande aliado do agronegócio, tanto por ser uma fonte de energia limpa e promover a sustentabilidade, quanto por oferecer diferentes ganhos à produção.

Continue lendo esse artigo para saber como as soluções da Koala Energy ajudam a impulsionar o setor!

 

Economia verde traz inovação ao agronegócio brasileiro

Empresas que investem em inovação e sustentabilidade são mais competitivas no mercado, e isso vale para o agronegócio. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a economia verde é definida pela baixa emissão de carbono, maior eficiência em termos de uso de recursos naturais e maior inclusão social.

A adoção de práticas sustentáveis, como uso de drones para monitoramento, sistemas inteligentes de irrigação e sistemas sustentáveis de geração de energia e aquecimento, contribuem diretamente na redução do impacto ambiental da atividade agrícola no país.

 

Utilização de pellets na suinocultura e avicultura

Em granjas de aves e suínos, é essencial que alguns fatores sejam rigorosamente controlados. Entre eles, destaca-se a temperatura, ventilação e umidade adequadas do ambiente para cada fase da vida do animal.

O aquecimento correto, especialmente quando os animais nascem, garante o pleno desenvolvimento animal e evita grandes prejuízos. Da mesma forma como aves, por exemplo, morrem por falta de calor nas primeiras semanas de vida, elas também podem morrer quando já em outras fases, por conta do abafamento do ambiente.

Ou seja, a falta de climatização e o não controle de temperatura, pode ser fatal para os frangos e suínos. Mas, como os pellets podem trazer benefícios? Além da promoção da sustentabilidade, por serem combustíveis renováveis e emitirem baixas taxas de CO2, os sistemas desenvolvidos pela Koala Energy, auxiliam na automatização dos processos e no controle preciso e eficiente das temperaturas.

Através dos trocadores de calor a pellets, há geração renovável de calor e energia para toda granja. Os sistemas podem ser programados para trabalharem automaticamente, sem interrupção e com a temperatura exata desejada, sem a necessidade de reabastecimento por um determinado período, que pode ser muito mais longo se investido em silos maiores.

 

Pellets impulsionam outras áreas do agronegócio

Os pellets também podem ter outras formas de utilização no agronegócio, como: secagem de grãos e produtos agrícolas, aquecimento de estufas e aquecimento de água e/ou ambientes.

Alguns dos benefícios que podem ser ressaltados, são:

  • Redução da pegada de carbono, uma vez que a biomassa é uma fonte de energia renovável e com baixa emissão de CO2;
  • Diminuição da dependência de fontes de energia fósseis, contribuindo para a autonomia energética das propriedades rurais;
  • Otimização de processos;
  • Possibilidade de aproveitar resíduos orgânicos e transformá-los em energia.

 

Koala Energy é reconhecida como impulsionadora de inovação e tecnologia no agronegócio

A Koala Energy participou da edição de 2023 da Agriness Next, em Florianópolis (SC), onde mostrou as soluções sustentáveis a pellets de madeira para o agronegócio.

Por conta da relevância dos produtos e do papel de responsabilidade socioambiental que a empresa preza, desde a sua concepção, foi reconhecida pela Agriness como patrocinadora e impulsionadora de inovação e tecnologia no agronegócio.

Os trocadores de calor e os pellets certificados da Koala, são tecnologias promissoras para o futuro do agronegócio, oferecendo um caminho sustentável e eficiente para otimizar processos e reduzir o impacto ambiental.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, o convidamos a conferir os demais artigos do blog. Caso deseje tornar sua propriedade mais sustentável, solicite um orçamento diretamente pelo site!


Posts Relacionados

Tags

agronegócio brasileiro trocadores de calor aquecimento agricultura e pesca aquecimento sustentável água aquecida economia no aquecimento de água pellets na suinocultura pellets no agronegócio
10 de junho de 2024
‹ Voltar