Cada vez mais o atendimento humanizado está entre as pautas de gestores de hospitais e clínicas. Mas, para que ele se torne possível, uma das principais coisas que deve ser seguidas é o conforto dos pacientes.
Para o paciente não é fácil passar por uma internação ou qualquer tipo de procedimento dentro de um hospital. Por este motivo, hoje administradores de grandes centros de saúde estão investindo em formas de gerar mais comodidade às pessoas, para que elas se sintam como hóspedes de um hotel.
Um ótimo exemplo que demonstra esta preocupação com o bem estar do paciente, é encontrar formas de acelerar a recuperação e não deixar que ele caia no estresse por não estar em casa. Para proporcionar este e outros benefícios, o item principal que o hospital precisa disponibilizar é a água quente em todas as torneiras e nos chuveiros, durante qualquer hora do dia, até porque também, esse seria o requisito básico para se sentir bem acomodado ao se hospedar em um hotel, por exemplo.
Além disso, o aquecimento de água produz benefícios que vão além do fator psicológico e há uma série de estudos que relacionam o uso de água quente com melhoria na saúde. De acordo com o Blog Boa Forma, o banho quente além de dar uma sensação de relaxamento, pode trazer diversos benefícios à saúde, por exemplo, o paciente que pode usufruir de banhos quentes, tem em troca a melhora na circulação sanguínea, além de relaxar as articulações, tendões e músculos do corpo. Isso é muito importante para quem está há algum tempo já dentro do hospital, onde passa a maior parte do dia na cama, o que pode atrofiar e distender músculos. O calor da água é ainda, uma peça crucial para as funções metabólicas do corpo, o que melhora a taxa de reações químicas, e ajuda o organismo a se curar mais rápido.
Outra questão importante do uso de água quente em clínicas e hospitais, é a assepsia do ambiente. De acordo com o Ministério da Saúde, a Anvisa determina regras claras que precisam ser seguidas, inclusive no que diz respeito à temperatura de água que deve ser usada na lavagem de roupas e lençóis, já que estes cuidados servem para eliminar germes causadores de doenças, o que traz menos infecções e mais tranquilidade aos administradores do hospital.
Enfim, são diversos os benefícios que a água quente encanada pode trazer, porém, muitas clínicas e hospitais não conseguem investir na instalação por conta dos altos custos de manutenção. E foi justamente por este motivo, que foram desenvolvidos os trocadores de calor movidos a Pellets de madeira. Estes equipamentos substituem a antiga forma de aquecimento utilizada por hospitais, como a movida a gás, e geram uma economia de pelo menos 65% nos custos gastos por mês para aquecer a água.
Além da economia, a eficácia no aquecimento da água melhora em mais de 50% do que se comparada aos métodos tradicionais, deixando a água sempre quente, durante qualquer horário do dia.
A Koala Energy, que atua no ramo de energia sustentável desde 2007, fornece os trocadores de calor movidos a Pellets de madeira, que além de trazer economia e mais rapidez no aquecimento, ainda faz um trabalho sustentável, já que o Pellet de madeira é um biocombustível renovável e com taxa de liberação de CO2 praticamente neutra.
Entre em contato com a Koala Energy e solicite um orçamento do trocador de calor que mais se adequa à sua necessidade!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOA FORMA, Blog, Os benefícios que o banho quente pode te proporcionar. Disponível em: https://abr.ai/2DcV9oT. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, Manual de Lavanderia Hospitalar. Brasília Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1986. Disponível em: https://bit.ly/2t41RsH. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de controle de infecção hospitalar. Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1985. 123 p. il.