Os pellets de madeira são uma solução inovadora e inteligente para a conservação das florestas naturais. Produzidos a partir de uma ampla variedade de biomassa vegetal, incluindo cascas e podas de árvores, serragem e madeiras provenientes de áreas de reflorestamento, esses biocombustíveis representam uma alternativa para geração renovável de energia.
Os pellets também se destacam por sua alta eficiência energética e baixas emissões de carbono, se comparados a combustíveis fósseis, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
Confira ao longo deste artigo, como os pellets contribuem para um futuro mais sustentável.
Geralmente, os pellets são fabricados com madeira de reflorestamento, e algumas empresas, seguem controles que incentivam o manejo sustentável até mesmo de florestas reflorestáveis. Ou seja, a demanda por pellets de madeira, pode incentivar a conservação das florestas naturais, por conta do reflorestamento, coleta seletiva e o manejo inteligente e integrado.
Os pellets também podem ser produzidos a partir de resíduos de madeira, como cascas, serragem, aparas e outros subprodutos da indústria madeireira. Isso significa que a produção de pellets pode ajudar a limpar os resíduos de madeira das florestas de maneira sustentável, reduzindo o risco de incêndios florestais e promovendo a saúde geral das florestas. Além disso, pode reaproveitar resíduos que certamente seriam descartados.
Ao fornecer uma fonte de energia renovável e sustentável, os pellets de madeira podem diminuir a demanda por lenha e carvão, recursos que muitas vezes levam ao desmatamento. Isso ajuda a preservar as florestas naturais e a biodiversidade.
Comparados aos combustíveis fósseis, os pellets de madeira têm uma pegada de carbono menor quando queimados para produzir energia. A queima de pellets, por liberar emissões praticamente neutras de CO2, ajuda a combater as mudanças climáticas, como aquecimento global, protegendo as florestas naturais.
O manejo correto e planejado de reflorestamento, pode auxiliar na recuperação de ecossistemas degradados, repor a vegetação em locais que foram anteriormente desmatados e, ainda, as espécies nativas que foram devastadas. Além disso, o processo retira o CO2 da atmosfera, fazendo um papel importante no combate do efeito estufa. Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes, sem trazer nenhum dano à natureza.
→ Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!
A Koala Energy é especialista na produção de pellets de madeira e soluções em aquecimento e possui a própria cadeia de produção, desde a retirada da madeira da floresta, até a fabricação do pellet e instalação do sistema de aquecimento.
A empresa possui a própria floresta com madeira reflorestada e certificada pelo FSC®, que garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e o consumo consciente. Dessa forma, a empresa segue práticas de manejo florestal sustentável, onde as florestas são cultivadas, colhidas e regeneradas de maneira que mantenham sua biodiversidade, produtividade e capacidade de regeneração.
→ Essa certificação exige o rastreamento da madeira desde a colheita até a comercialização do produto, o que permite orientar os consumidores sobre a origem e procedência da matéria-prima florestal.
Quer saber mais sobre a responsabilidade ambiental da Koala e suas certificações? Confira os demais artigos do blog e conteúdos do site. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe comercial.