Aquecimento de água em hospitais pode ajudar no combate à proliferação de doenças infecciosas

Aquecimento de água em hospitais pode ajudar no combate à proliferação de doenças infecciosas

O uso de água quente em hospitais é fundamental para diversas finalidades e tem um papel essencial na segurança aos pacientes e profissionais da saúde.  E dentre as principais áreas de utilização, está a de higiene.

A proliferação de infecções hospitalares e de doenças contagiosas é algo que coloca em risco a saúde dos pacientes e a gestão hospitalar. Por este motivo, utilizar água quente é fundamental para a limpeza de aventais, máscaras de tecido, lençóis e outras roupas que são utilizadas por pacientes e também por colaboradores.

Cada ambiente hospitalar precisa de cuidados especiais. Seja na limpeza de ambientes ou na desinfecção de materiais, a água quente promove o bem-estar de pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Temperatura da água ajuda no combate à doenças infecciosas

O ato de lavar as mãos com frequência segue como um dos procedimentos mais eficazes para minimizar os riscos de propagação de algumas doenças infecciosas. Mas, em hospitais onde o risco de contágio e de contaminação pode ser ainda maior, os cuidados devem ser redobrados.

No uso de máscaras de tecido por exemplo, a indicação do Ministério da Saúde é que sejam lavadas com frequência e para melhorar a eficácia na limpeza, é indicado escolher um ciclo de lavagem de pelo menos 30 minutos, com uma temperatura de água 60ºC e uso de água sanitária ou outro desinfectante.

Além do uso de máscaras e demais EPIs, todo o hospital deve receber a higienização correta sempre, principalmente em casos de doenças contagiosas.

As roupas dos pacientes, lençóis e toalhas, devem ser retirados com mais frequência que o habitual, e para acertar no momento da lavagem, quanto mais elevada for a temperatura da água, melhor. O indicado é que a temperatura da água esteja entre 60° e 80° e se possível, as peças devem ser lavadas diariamente.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinam estas regras claras quanto à temperatura de água usada na lavagem de roupas e lençóis. Ação importante para eliminar germes, vírus e bactérias.

Limpeza de ambientes

Além da higienização de roupas, todo o ambiente hospitalar precisa estar limpo. Possuir um sistema de aquecimento de água em todas as torneiras, a qualquer hora do dia, pode ser muito eficaz para assepsia de quartos e banheiros.

Além disso, pode trazer mais rapidez e comodidade aos profissionais da limpeza, que terão água quente disponível em todos os quartos.

Uso de água quente para recuperação de pacientes

Para o paciente não é fácil passar por uma internação ou qualquer tipo de procedimento dentro de um hospital. Por este motivo, é necessário encontrar formas de acelerar a recuperação.

Com sistema de aquecimento de água em todas as torneiras e chuveiros, durante qualquer hora do dia, o paciente vai se sentir em casa, ou pelo menos, mais confortável durante a internação.  

Além disso, o banho quente pode trazer diversos benefícios à saúde, como: melhoria na circulação sanguínea, relaxamento das articulações, tendões e músculos, melhoria na taxa de reações químicas, e rapidez na cura.

Aquecimento com economia, sustentabilidade e sem custo inicial

Apesar de a água quente trazer diversos benefícios, muitos hospitais ainda não optaram na instalação pensando nos altos custos de investimento e manutenção. No entanto, a Koala Energy, desenvolveu um sistema muito mais econômico, sustentável, prático e viável que os métodos tradicionais utilizados para aquecimento.

A Koala Energy desenvolve sistemas de aquecimento de água, a partir de trocadores de calor movidos a Pellets de madeira. Estes equipamentos substituem a antiga forma de aquecimento utilizada por hospitais, como a movida a gás, e geram uma economia de pelo menos 30% nos custos.

Além disso, a Koala ainda oferece a opção de compra dos serviços, onde a gerência do hospital não precisa ter investimento inicial ou preocupação com manutenção de equipamentos. O custo pode ser calculado de acordo com a demanda de uso do hospital.

E, entre outras vantagens, a água ficará sempre quente na temperatura desejada durante qualquer horário do dia, e que o sistema de aquecimento da Koala Energy é sustentável, por possuir um biocombustível renovável, que não degrada o meio ambiente e possui emissão praticamente neutra de CO2.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

energia e sustentabilidade trocador de calor para hospital Trocador de calor pellet de madeira eficiência
27 de abril de 2020
‹ Voltar