Koala Energy desenvolve equipamento próprio para tratamento fitossanitário de embalagens de madeira

Koala Energy desenvolve equipamento próprio para tratamento fitossanitário de embalagens de madeira

A Koala Energy mais uma vez inovou em sustentabilidade e economia! Desta vez a novidade veio no desenvolvimento de um equipamento próprio para o tratamento fitossanitário de embalagens de madeira, que inclusive já obteve a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O tratamento fitossanitário quarentenário é uma medida determinada pelo Mapa e só pode ser realizado por empresas credenciadas. O objetivo é de assegurar que as embalagens e suportes de madeira, nas operações de exportação e importação, fiquem livres de pragas.

De acordo com a Instrução Normativa Mapa nº 32/2015, Art. 1º, “Ficam estabelecidos os procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes ou peças de madeira, em bruto, que serão utilizadas como material para confecção de embalagens e suportes, destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou exportadas pelo Brasil”.

A Koala exporta pellets de madeira, mas são utilizados paletes de madeira para a embalagem e o transporte do biocombustível. A exportação do pellet só pode ser realizada se o palete possuir esta certificação fitossanitária para pragas quarentenárias.

Segundo a IN 32, para que todas as pragas da madeira sejam eximidas, deve-se atingir a temperatura mínima de 56ºC por 30 minutos contínuos durante o processo, em todo o perfil da peça de madeira, incluído o seu centro. A diferença do equipamento instalado pela Koala se comparado com outros sistemas de tratamento, é que ao invés de utilizar queimadores a gás, diesel ou lenha, ela desenvolveu um trocador de calor movido a pellets de madeira, que inclusive é totalmente móvel, podendo ser transportado por caminhão.

O trocador de calor queima o pellet produzindo energia térmica e aquece o óleo térmico, que vai para uma serpentina aquecendo o ar a sua volta. Esse ar quente é jogado através de um ventilador na câmara de tratamento que, consequentemente aquece a madeira na temperatura exigida na IN 32 tratando assim a madeira.

Além de ser totalmente sustentável por não emitir CO2 nem degradar florestas naturais, o custo com o sistema desenvolvido pela Koala não chega a 30% do que custaria o método convencional.

O equipamento já foi certificado e homologado pelo Mapa e pode ser comercializado para outras empresas. Quem desejar adquirir o sistema para tratamento de embalagens de madeira, precisa somente entrar em contato com a equipe comercial da Koala Energy. Os trâmites de certificação já foram realizados pela Koala, facilitando a implantação do sistema de tratamento em outras empresas.

Além disso, a Koala oferece a possibilidade da venda do serviço. Por ser um equipamento móvel, que pode ser transportado por caminhão, as empresas que optarem por somente realizarem o tratamento térmico nas embalagens de madeiras, também podem contar com a Koala.

Entre em contato com a Koala Energy e solicite um orçamento!


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

27 de janeiro de 2020
‹ Voltar