Pellets de madeira: a solução de aquecimento para o ramo cervejeiro

Pellets de madeira: a solução de aquecimento para o ramo cervejeiro

Para os apreciadores de uma boa cerveja, a estação do ano não implica com o consumo. Seja inverno ou verão, a bebida é preferência nacional!

Não é por menos que esse gosto por cerveja dos brasileiros, fez o país se tornar o terceiro maior produtor de cerveja artesanal do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, o Brasil chegou a 1.209 cervejarias, com um crescimento de 36% em relação a 2018. Além disso, a cerveja segue como a bebida mais registrada no país, com 27.329 rótulos e com cerca de 170 mil variedades de produtos. Muitas dessas cervejarias, hoje são exportadoras e já alcançaram todo o território brasileiro, virando grandes indústrias de cervejas. No que tange o mercado regional, o Sul e Sudeste são as regiões com o maior número de cervejarias, representando 80% delas.

Nós oferecemos soluções sustentáveis e eficientes à cervejarias

Pensando neste crescimento e por possuirmos potencial em soluções de aquecimento, decidimos mais uma vez inovar no mercado, desta vez, com tecnologias para ajudar o ramo cervejeiro. Possuímos diversas aplicações de aquecimento a pellets de madeira, soluções que abrangem casos residenciais, comerciais e industriais.

Nos casos industriais, a demanda térmica tende a ser muito elevada, gerando altos custos de operação. A busca incessante pela economia na fabricação é algo cada vez mais presente em qualquer fábrica e este mindset é ainda mais intenso em fábricas do ramo cervejeiro, cuja variedade de produtos e concorrência é muito alta.  

Atenta à esta necessidade, nossa equipe desenvolveu uma forma de aproveitar o alto poder calorífico do pellet de madeira para atender o ramo cervejeiro industrial, com o diferencial de utilizar um combustível de baixo custo, ecologicamente correto e, ainda, com boa eficiência para trazer ótimos frutos ao empreendimento.  

Entenda mais sobre esse processo:

Para tornar o pellet um combustível viável ao processo cervejeiro, utilizamos um fluido térmico para geração de altas temperaturas sem geração de pressão no sistema, fluido cujo qual aquece as tinas de fervura e mostura do processo de fabricação da cerveja. Este processo usualmente utiliza o vapor em alta pressão e a temperatura gerada por combustível fóssil ou energia elétrica com custo elevado.  

Como já abordamos em textos anteriores, a porcentagem de economia do pellet em relação à combustíveis fósseis pode chegar a 50%, porcentagem que fica ainda mais interessante quando aplicada em custos elevados de consumo de combustível. Citando outras vantagens, além da solução de aquecimento a Pellet de madeira não gerar pressão de trabalho na operação como o vapor, o que deixa o sistema mais seguro, há, também, a mitigação completa da geração de gases tóxicos de combustão de combustíveis fósseis, cujo o produto de sua queima é, também, utilizado no processo fotossintético de árvores e plantas. 

Já instalamos sistemas de aquecimento em cervejarias aqui no Brasil e em outros países do Mercosul, que obtiveram em pouco tempo retorno do investimento, com economia, eficiência e sustentabilidade. Se você trabalha no ramo cervejeiro e precisa de soluções aliadas à economia e sustentabilidade para expandir o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe comercial e conheça os benefícios desta tecnologia inovadora no mercado! 


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

pellets para cervejarias cerveja produção de cerveja artesanal economia na produção de cerveja soluções para o ramo cervejeiro
15 de agosto de 2019
‹ Voltar