Pellets de madeira: a solução de aquecimento para o ramo cervejeiro

Pellets de madeira: a solução de aquecimento para o ramo cervejeiro

Para os amantes de uma boa cerveja, a estação do ano não implica com o consumo. Seja inverno ou verão, a bebida que é preferência nacional sempre estará em um lugar reservado dentro da residência para ser ingerida, ou será consumida em outro local com amigos e familiares. 

Não é por menos que esse gosto por cerveja dos brasileiros, fez o país se tornar o terceiro maior produtor de cerveja artesanal do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil possui hoje mais de 800 cervejarias artesanais espalhadas em diversas regiões do país, que produzem cerca de 170 mil variedades de produtos. Algumas dessas cervejarias, hoje são exportadoras e já alcançaram todo o território brasileiro, virando grandes indústrias de cervejas. No que tange o mercado regional, o Sul ainda é região com o maior número de cervejarias, seguido por Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. 

Pensando neste crescimento e por possuir potencial em soluções de aquecimento, A Koala Energy decidiu mais uma vez inovar no mercado, desta vez, com tecnologias para ajudar o ramo cervejeiro. A Koala possui diversas aplicações de aquecimento a Pellets de madeira, soluções que abrangem casos residenciais, comerciais e industriais. Nos casos industriais, a demanda térmica tende a ser muito elevada, gerando altos custos de operação. A busca incessante de diminuição de custos de fabricação é algo cada vez mais presente em qualquer fábrica e este mindset é ainda mais intenso em fábricas do ramo cervejeiro, cuja variedade de produtos e concorrência é alta.  

Atenta à esta necessidade, a equipe da Koala Energy desenvolveu uma forma de aproveitar o alto poder calorífico do Pellet de madeira para atender, agora também, o ramo cervejeiro industrial, com o diferencial de utilizar um combustível de baixo custo, ecologicamente correto e, ainda, com boa eficiência para trazer ótimos frutos ao empreendimento.  

Para tornar o Pellet um combustível viável ao processo cervejeiro, a Koala Energy utiliza um fluido térmico para geração de altas temperaturas sem geração de pressão no sistema, fluido cujo qual aquece as tinas de fervura e mostura do processo de fabricação da cerveja. Este processo usualmente utiliza o vapor em alta pressão e a temperatura gerada por combustível fóssil ou energia elétrica com custo elevado.  

Como já abordado em textos anteriores, a porcentagem de economia do Pellet em relação à combustíveis fósseis pode chegar a 50%, porcentagem que fica ainda mais interessante quando aplicada em custos elevados de consumo de combustível. Citando outras vantagens, além da solução de aquecimento a Pellet de madeira não gerar pressão de trabalho na operação como o vapor, o que deixa o sistema mais seguro, há, também, a mitigação completa da geração de gases tóxicos de combustão de combustíveis fósseis, cujo o produto de sua queima é, também, utilizado no processo fotossintético de árvores e plantas. 

Se você trabalha no ramo cervejeiro e precisa de soluções aliadas à economia e sustentabilidade para expandir o seu negócio, entre em contato com a Koala Energy e conheça os benefícios desta tecnologia inovadora no mercado! 


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

pellets para cervejarias cerveja produção de cerveja artesanal economia na produção de cerveja soluções para o ramo cervejeiro
15 de agosto de 2019
‹ Voltar