Como o Brasil pode ser mais sustentável

Como o Brasil pode ser mais sustentável

Você já parou para pensar nos malefícios que as atitudes nada sustentáveis podem trazer para nosso país e também ao planeta? Os gases de efeito estufa por exemplo, são responsáveis pelo aquecimento global, o uso de combustíveis fósseis acarretam na redução de recursos naturais, o uso inconsciente do lixo pode trazer problemas graves, incluindo a poluição. São centenas de exemplos que podem ser citados que mostram o quanto é prejudicial não pensar no futuro, mas você sabia que ainda há tempo de reverter esta situação?

Usar bicicleta como meio de transporte e não o automóvel, é uma das formas de reduzir o gases do efeito estufa. A coleta seletiva do lixo, também é fundamental para tornar um país mais sustentável, já que aqui se resolveriam problemas como poluição, enchentes, morte de animais marinhos e muitos outros. Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias evitaria a contaminação das águas e a morte dos ecossistemas nela presentes. Usar sacolas de tecido e substituir as de plástico, pouparia a vida de milhares de animais e prolongaria a saúde do meio ambiente.

Mas, dentre tantas ações, uma das principais formas de tornar o Brasil mais sustentável, é aderindo ao uso de energia limpa e de combustíveis renováveis. Em países desenvolvidos, o incentivo para a busca sustentável é constante. Na União Europeia, por exemplo, a European Commision adotou algumas atitudes, como a implantação de energia limpa e a adoção de veículos com emissões baixas e nulas de CO2, com um índice de redução de pelo menos 40% do Dióxido de Carbono até 2030. O relatório emitido neste ano, mostra os progressos realizados na união energética desde o início da implantação de práticas sustentáveis. Com base nos resultados alcançados até agora, o relatório estabelece regras legais, bem como compromissos políticos e metas para um mundo mais limpo e mais verde. Leva em conta a evolução dos desafios globais ambientais, econômicos e de competitividade. A estimativa é de reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 40% até 2030 e ter um aumento de energia renovável de cerca de 32%.

Com o uso de energia limpa, é possível deixar de lado combustíveis fósseis e minimizar os efeitos nocivos ao planeta e neste quesito, pode se citar como exemplo, uma tecnologia que está cada vez mais conquistando o mercado brasileiro: os trocadores de calor movidos a Pellets de madeira. Os trocadores de calor foram fabricados para o aquecimento de água e ar em residências, hotéis e empresas e por utilizarem os Pellets como combustível, eliminam o uso de energia elétrica ou de gás, que são os métodos convencionais atualmente mais usados.

Os Pellets de madeira são biocombustíveis renováveis, fabricados a partir de madeira de reflorestamento e são 100% sustentáveis. Com o uso de Pellets, não há emissão de CO2 para a atmosfera, muito menos desmatamento ou esgotamento de recursos naturais. Ou seja, os Pellets além de não poluírem, contribuem na conservação do meio ambiente.

Pensando nisso, a Koala Energy desenvolve os trocadores de calor e também os Pellets de madeira, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade para garantir a eficácia do produto e a sustentabilidade do Brasil. Os problemas do planeta ainda têm solução, entre em contato com a Koala Energy e comece a adotar atitudes sustentáveis!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COMMITTEE ON CLIMATE CHANGE

EUROPEAN COMMISSION. Fourth Report on the State of the Energy Union. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2I83UoZ. Acesso em: 18/07/2019.

DEPARTMENT OF AGRICULTURAL AND CONSUMER ECONOMICS. University of Illinois. Urbana, IL-61801, USA

WARNELL SCHOOL OF FORESTRY AND NATURAL RESOURCES. University of Georgia. Athens, GA-30602, USA

DEPARTMENT OF FORESTRY&ENVIRONMENTAL RESOURCES. North Carolina State University, Raleigh, NC-27695, USA)


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

sustentabilidade energia e sustentabilidade
19 de julho de 2019
‹ Voltar