Saiba como você pode economizar com Pellets certificados

O Pellet de madeira é uma fonte de energia renovável, tem emissão neutra de CO2 e gera cerca de 50% a mais de economia que os combustíveis de aquecimento tradicionais. Porém, para que esta economia de fato aconteça, alguns quesitos devem ser levados em consideração, e entre os principais, está a certificação de qualidade.

Se não forem utilizados Pellets certificados, os trocadores de calor podem ser prejudicados ao longo do tempo e a quantidade de Pellets de madeira terá de ser dobrada para alcançar a temperatura desejada.

Para entender melhor o porquê dos prejuízos, é preciso saber brevemente sobre alguns passos da fabricação. Os Pellets são produzidos a partir de resíduos da madeira com umidade muito baixa, depois são comprimidos em alta pressão e quando queimados geram altas temperaturas que ajudam a manter a umidade ainda mais baixa. Porém, se durante a fabricação não forem seguidos os critérios de controle de qualidade e se for utilizada uma matéria prima que não atenda aos requisitos exigidos, mesmo após a compressão o Pellet pode permanecer úmido, e ao invés de se tornar econômico, vai trazer mais custos, pois o equipamento vai necessitar de mais biocombustível para atingir a temperatura desejada.

Outro fator ainda relacionado aos prejuízos com a umidade, é que enquanto ocorrer a troca de calor no equipamento, a temperatura dos gases dentro dos tubos vai baixar e se a umidade do Pellet estiver acima de 10%, o vapor de água presente na chama vai se transformar em líquido e acabará escorrendo nas paredes da chaminé, causando com o passar do tempo, ferrugem e corrosão do equipamento.

Outro malefício que gera prejuízo, é que Pellets não certificados não passam por controle de densidade, o que significa que, quanto menor é a densidade, menor é a energia acumulada. Ou seja, se o biocombustível não possuir a densidade exigida, ele não vai gerar energia suficiente, sendo novamente necessário utilizar mais Pellets para atingir a potência nominal do equipamento.

Por fim, se não forem utilizados Pellets certificados, ao longo do tempo os trocadores de calor serão prejudicados também pelas resinas de formaldeídos de MDF e pelo chorume produzido pela umidade, pois eles ficarão acumulados no equipamento e vão causar a diminuição da vida útil do equipamento e gerar custos altos com manutenção.

Portanto, se você pretende economizar e não ter problemas com manutenção desnecessária, é preciso adquirir Pellets de madeira certificados. A qualidade dos Pellets é avaliada conforme critérios físicos e químicos, e por esse motivo, a Koala Energy é uma das primeiras empresas no setor a conquistar o certificado ENplus A1, onde os requisitos são baseados na norma internacional ISO 17225-2, que garantem a qualidade em toda a cadeia de produção.

Além disso, para fabricação dos pellets, a Koala Energy utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC, que garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e consumo consciente.


Posts Relacionados

Tags

certificação economia
17 de abril de 2019
‹ Voltar