Conheça o processo de certificação de Pellets de madeira com o sistema ENplus ISO 17225-2

Conheça o processo de certificação de Pellets de madeira com o sistema ENplus ISO 17225-2

Adquirir pellets de madeira certificados, traz muito mais comodidade e segurança, evitando uma série de prejuízos ao consumidor. A certificação prova que um produto, processo ou serviço cumprem requisitos específicos, ou seja, a embalagem que carregue no rótulo o selo de certificação, garante aos consumidores que as características do produto foram analisadas de acordo com as diretrizes de uma norma ISO, através de um processo de verificação sistemático e eficiente.

Um sistema de certificação ajuda a proteger a marca registada, a trazer qualidade e eficiência comprovadas ao pellet e a combater fraudes na totalidade da cadeia de abastecimento, garantindo que o selo seja sempre reconhecido como uma marca confiável. No ramo de pellets, o ENplus® é líder mundial na certificação, possuindo atualmente 1108 empresas certificadas em 45 países, com uma produção certificada em 2020 de 14 milhões de toneladas do produto.

Saiba mais sobre o sistema ENplus® ISO 17225-2

De acordo com informações do site oficial da ENplus®, o sistema de certificação – iniciado pelo German Pellet Institute em 2010 e desenvolvido pela European Biomass Association, que sedia o proprietário do sistema, o European Pellet Council (EPC) –, busca assegurar uma qualidade superior e boas práticas para operadores cujas atividades são peletizar, armazenar, ensacar, negociar e transportar pellets de madeira.

Com o apoio ativo de parceiros europeus, a certificação ENplus® tornou-se uma marca de renome na Europa e em todo o mundo e esse sucesso da certificação contribuiu para a harmonização e normalização do mercado de pellets.

O sistema surgiu para promover o aumento da qualidade dos pellets globalmente,  garantindo o fornecimento do produto com qualidade bem definida e estável para as instalações de aquecimento e de energia.

Processo de certificação em pellets de madeira

A certificação inclui os seguintes pontos importantes: requisitos para a produção e para o controle de qualidade de pellets de madeira; requisitos do produto; requisitos para rotulagem, logística e armazenamento; e requisitos para a entrega ao consumidor final. Desde os primeiros passos do processo produtivo até ao procedimento de entrega, é garantido que todos os profissionais tenham orientações detalhadas, procedimentos de controle eficientes e formação para garantir níveis de qualidade elevados e consistentes.

Neste quesito, os pellets também precisam obedecer uma série de especificações técnicas. Juntamente ao comprimento e diâmetro, os pellets que são certificados pelo ENplus®, são testados quanto à durabilidade mecânica, percentagem de finos, cinza e umidade, densidade aparente, poder calorífico e percentagem de aditivos. Todos estes requisitos somados, garantem o correto funcionamento dos equipamentos.

A certificação é válida por três anos e inclui auditorias anuais para produtores e comerciantes com estações de ensaque e uma auditoria anual para comerciantes certificados.

Koala Energy é uma das primeiras empresas a conquistar o certificado

A qualidade dos pellets é avaliada conforme critérios físicos e químicos, e por esse motivo, a Koala Energy é uma das primeiras empresas no setor de pellets de madeira a conquistar o certificado ENplus A1®. Os requisitos são baseados na norma internacional ISO 17225-2, que garante qualidade em toda a cadeia de produção.

Além disso, para fabricação dos pellets, a Koala Energy utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC®, que é uma instituição internacional e sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o manejo das florestas, seguindo princípios e critérios que conciliam ecologia, benefícios sociais e viabilidade econômica. O selo FSC® garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e consumo consciente.

Desde os primeiros passos do processo produtivo até ao procedimento de entrega, a Koala Energy garante com as certificações que o produto seja entregue seguindo controles eficientes, assegurando elevados níveis de qualidade aos clientes.

Entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre os pellets de madeira e as soluções em aquecimento da Koala!

 

REFERÊNCIAS

ENplus. Um Sistema de Qualidade. Disponível em: https://bit.ly/2EulXDd. Acesso em: 17 de dezembro de 2018.

EUROPEAN PELLET COUNCIL - EPC. Handbook for Certification of Wood Pellets for Heating Purposes. April, 2013.

RAKOS, C.A.Q. et Al: European Pellet Council. In: Argus Biomass Markets, weekly biomass market news and analysis. 2015.

Uso de pellets de madeira para fins energéticos: pesquisa de mercado. Disponível em: https://bit.ly/2S8PkPo. Acesso em 17 de dezembro de 2018.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

Tags

certificação qualidade
19 de dezembro de 2018
‹ Voltar