Adquirir pellets de madeira certificados, traz muito mais comodidade e segurança, evitando uma série de prejuízos ao consumidor. A certificação prova que um produto, processo ou serviço cumprem requisitos específicos, ou seja, a embalagem que carregue no rótulo o selo de certificação, garante aos consumidores que as características do produto foram analisadas de acordo com as diretrizes de uma norma ISO, através de um processo de verificação sistemático e eficiente.
Um sistema de certificação ajuda a proteger a marca registada, a trazer qualidade e eficiência comprovadas ao pellet e a combater fraudes na totalidade da cadeia de abastecimento, garantindo que o selo seja sempre reconhecido como uma marca confiável. No ramo de pellets, o ENplus® é líder mundial na certificação, possuindo atualmente 1108 empresas certificadas em 45 países, com uma produção certificada em 2020 de 14 milhões de toneladas do produto.
De acordo com informações do site oficial da ENplus®, o sistema de certificação – iniciado pelo German Pellet Institute em 2010 e desenvolvido pela European Biomass Association, que sedia o proprietário do sistema, o European Pellet Council (EPC) –, busca assegurar uma qualidade superior e boas práticas para operadores cujas atividades são peletizar, armazenar, ensacar, negociar e transportar pellets de madeira.
Com o apoio ativo de parceiros europeus, a certificação ENplus® tornou-se uma marca de renome na Europa e em todo o mundo e esse sucesso da certificação contribuiu para a harmonização e normalização do mercado de pellets.
O sistema surgiu para promover o aumento da qualidade dos pellets globalmente, garantindo o fornecimento do produto com qualidade bem definida e estável para as instalações de aquecimento e de energia.
A certificação inclui os seguintes pontos importantes: requisitos para a produção e para o controle de qualidade de pellets de madeira; requisitos do produto; requisitos para rotulagem, logística e armazenamento; e requisitos para a entrega ao consumidor final. Desde os primeiros passos do processo produtivo até ao procedimento de entrega, é garantido que todos os profissionais tenham orientações detalhadas, procedimentos de controle eficientes e formação para garantir níveis de qualidade elevados e consistentes.
Neste quesito, os pellets também precisam obedecer uma série de especificações técnicas. Juntamente ao comprimento e diâmetro, os pellets que são certificados pelo ENplus®, são testados quanto à durabilidade mecânica, percentagem de finos, cinza e umidade, densidade aparente, poder calorífico e percentagem de aditivos. Todos estes requisitos somados, garantem o correto funcionamento dos equipamentos.
A certificação é válida por três anos e inclui auditorias anuais para produtores e comerciantes com estações de ensaque e uma auditoria anual para comerciantes certificados.
A qualidade dos pellets é avaliada conforme critérios físicos e químicos, e por esse motivo, a Koala Energy é uma das primeiras empresas no setor de pellets de madeira a conquistar o certificado ENplus A1®. Os requisitos são baseados na norma internacional ISO 17225-2, que garante qualidade em toda a cadeia de produção.
Além disso, para fabricação dos pellets, a Koala Energy utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC®, que é uma instituição internacional e sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o manejo das florestas, seguindo princípios e critérios que conciliam ecologia, benefícios sociais e viabilidade econômica. O selo FSC® garante a origem do produto, diminuição do desmatamento das florestas e consumo consciente.
Desde os primeiros passos do processo produtivo até ao procedimento de entrega, a Koala Energy garante com as certificações que o produto seja entregue seguindo controles eficientes, assegurando elevados níveis de qualidade aos clientes.
Entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre os pellets de madeira e as soluções em aquecimento da Koala!
REFERÊNCIAS
ENplus. Um Sistema de Qualidade. Disponível em: https://bit.ly/2EulXDd. Acesso em: 17 de dezembro de 2018.
EUROPEAN PELLET COUNCIL - EPC. Handbook for Certification of Wood Pellets for Heating Purposes. April, 2013.
RAKOS, C.A.Q. et Al: European Pellet Council. In: Argus Biomass Markets, weekly biomass market news and analysis. 2015.
Uso de pellets de madeira para fins energéticos: pesquisa de mercado. Disponível em: https://bit.ly/2S8PkPo. Acesso em 17 de dezembro de 2018.