Os prejuízos de utilizar pellet não certificado

Os prejuízos de utilizar pellet não certificado

O pellet é uma fonte renovável e pertencente à classe da biomassa. É utilizado em muitas aplicações, como fornos de pizza, aquecedores, trocadores de calor e diversas outras. Mas para você obter maior eficiência nos equipamentos e para não haver custos com manutenção, é necessário verificar se o pellet possui qualidade certificada. Você sabe quais são os prejuízos?

O pellet é proveniente de resíduos da madeira a uma umidade muito baixa, que são comprimidos em alta pressão o que gera altas temperaturas que ajudam a manter a umidade ainda mais baixa. Caso a matéria prima não seja de boa qualidade, mesmo após a compressão o pellet pode permanecer úmido, onde equipamento necessitará de mais pellets para a queima e eliminar a umidade. Além disso, enquanto ocorre a troca de calor a temperatura dos gases dentro dos tubos vai abaixando, se a umidade do pellet for acima de 10% o vapor de água presente na chama passará para o estado líquido e escorrerá nas paredes da chaminé.

A densidade do pellet também é um fator importante, pois quanto menor é a densidade, menor é a energia acumulada. Assim, o pellet não gerará energia o suficiente para um volume específico, sendo necessário utilizar mais pellet para obter energia suficiente para atingir a potência nominal do equipamento.

Os equipamentos que utilizam pellets não certificados são prejudicados ao longo do tempo. As resinas provenientes de formaldeídos de MDF e o chorume produzido pela umidade, ficarão acumulados no equipamento, sua vida útil diminuirá gradativamente e os custos com manutenção serão altos.
   
Para comprovar a eficiência de nossos pellets, a Koala Energy busca garantir a qualidade através da norma ISSO 17225-2 - En Plus A1, e trazendo transparência e compromisso ambiental certificando através da norma FSC® toda a cadeia de custódia desde a matéria-prima na floresta até a entrega ao consumidor final.


Imagens Relacionadas

Posts Relacionados

27 de março de 2018
‹ Voltar